quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Review de Jogos #2- Undertale (True Pacifist) [SPOILERS]

Salve Familia, Tudo certo?

Aqui quem fala é o C e hoje, como segunda review, irei analisar um jogo que já apareceu aqui em sua rota Neutra.
Hoje eu falo de Revelações e mais DETERMINAÇÃO, Amizade e Amor.

Undertale, em sua rota Pacifista

"Ao longo dos anos os jogos passaram de simples funções de ganhar pontos e pontos para histórias complexas com diversas ramificações para o Enredo"
(Das Antigas,Core- 17/06/2016)

O ponto mais forte, em minha opinião, de Undertale é seu enredo cheio de reviravoltas, segredos e revelações, tanto que meu final favorito nessa obra prima é o final pacifista. Onde o jogo te deixa uma lição tão valiosa, e de uma forma tão épica que fica gravado em sua memória.

Não muda muita coisa com relação a gameplay e história da rota neutra, apenas uma coisa e necessária. Não ter nenhum LV ou Exp. Caso no final da rota neutra você não tenha matado o Flowey, ele lhe deixará uma dica para o final verdadeiro. Basicamente ele irá dizer que você precisa de mais amigos. Caso você tenha matado alguém eu sugiro que você reinicie o jogo e não mete ninguém.

Enredo:
O enredo é praticamente o mesmo. Voeê terá o encontro com Flowey, que irá novamente lhe ensinar o sistema de LOVE e como funciona o submundo. Depois Toriel irá aparecer para tomar conta de você, até ai tudo normal. Você irá passar pelas Ruínas, porém sem matar ninguém. Nisso você chegará em sua nova casa, onde novamente deverá insistir para sair das Ruínas e, novamente, ela mudará de assunto dizendo que tem outras coisas para fazer, e nisso você descerá as escadas indo para o fim das Ruínas. 

mais uma vez você deverá provar que pode sobreviver fora das Ruínas.


Para passar da Toriel é necessário que você use o comando Spare até o final da luta. Nisso ela vai reconhecer que colocou seus desejos acima dos seus e ela permite que vocêvá, porem ela pede para que você nunca mais volte.

Saindo das Ruínas, Flowey acha engraçado termos poupado a vida de Toriel e nos pergunta o que faríamos se viéssemos a enfrentar uma pessoa que realmente quer nos matar. Então saímos das Ruínas.

Novamente nos encontramos com sans e Papyrus. Até esse ponto nada muda. Vale ressaltar que, em todas as três rotas que o jogo possui, as falas do sans vai mudar de acordo com seus atos no jogo. Assim como na rota neutra ele tinha algumas falas, na pacifista ele terá outras e assim também na rota genocida. 

Novamente você terá de passar pelos Puzzles de Papyrus, e no final você irá enfrenta-lo. contudo você não pode matá-lo. então você deve... Flertar com ele e demonstrar que você não quer lutar com ele usando o comando de Spare. Nisso você deve ir a casa dele para iniciar o seu "Encontro" com ele e assim que terminar você deve ir para Waterfall para proseguir na história. Até ai quase nenhuma diferença. as mesmas puzzles, os mesmos mistérios até seu encontro com Undyne, onde você não pode mata-la, e sim fugir quando tiver a chance levando ela até Hotland, onde ela não irá suportar o calor que irá fazer em sua armadura e irá cair. Nisso você deve, por mais bizarro que seja, pegar um copo de água de um filtro convenientemente colocado ali e jogar nela, para que ela se levante e saia da vista do jogador.

Nisso você deve retornar para Waterfall, lá perto da casa do Napstablook, onde perto de lá estará Papyrus esperando você na frente da casa da Undyne para sua "Aula". Ele irá bater na porta dela, ela irá atender e vocês entrarão na casa dela, onde você deve se tornar amigo dela. Ela irá contar sua história e depois irá te ensinar a cozinhar. Depois disso ela irá querer duelar com você novamente, contudo você deve dar um ataque falso nela, um Fake Hit, Fazendo ela desistir de lutar com você e se tornando assim sua amiga.

Retornando para Hotland o caminho é o mesmo, até a luta contra o Mettaton EX, onde você deve sobreviver durante seu show atacando apenas o coração dele em sua rodada de defesa. Após essa batalha você deve retornar o caminha, como se estivesse indo para Waterfall, e você irá receber uma ligação da Undyne pedindo que a encontre na frente da casa do sans e do Papyrus.

Chegando lá você recebe uma carta dela para entregar para Alphys em seu laboratório. Entregando a carta, Alphys pensará que foi você quem escreveu e ira para um encontro com você, onde varias maluquices acontecem, Undyne aparece, Papyrus também. Após toda essa loucura, Alphys vai "Treinar" com Papyrus que, ao fim do treino, te liga para avisar que o treino já acabou.

Chegando ao laboratório de Alphys você é direcionado ao elevador que leva ao verdadeiro Laboratório de Alphys, onde ela faz suas experiências e guarda seus maiores segredos. Os Almogametes. Seres nascidos das experiencias de Alphys.


lá ha uma série de Relatos sobre o que estava acontecendo quando foram escritos, onde eu irei tentar relata-los aqui:

"Então é isso. A manado do Rei, para encontrar o poder que pudesse libertar os monstros do subterrâneo, eu destrancar o poder da alma. A barreira foi criada pelo poder das almas, infelizmente esse poder não pode ser criado artificialmente. O poder da alma só pode ser utilizado por alguém que esta vivo, mas para criar mais, precisamos usar o que temos agora, que são as almas dos monstros. Mas para extrair a alma de um monstro é preciso muito poder, se não seria impraticável. Poderia destruir o Hospedeiro da alma. E diferente das almas dos Humanos, que são persistentes, as almas dos monstros desaparecem assim que eles morrem.
Se almenos a gente conseguisse fazer uma alma de um monstro mais tempo.


Pesquisando mais sobre os humanos, para ver se eu encontrava algo sobre as almas deles, acabei espionando por fora do castelo e acabei encontrando algumas fitas estranhas, e parece que Asgore não as tinha assistido, ou não sabia delas ou não deveria.

Usando esses projetos eu extrai a alma de um humano. Eu acredito que algo que deixa a alma dos humanos tão forte, mesmo depois de sua morte é algo que eu posso chamar de determinação.
Asgore pediu para o povo fora da capital que os monstros que estivessem para morrer, estivessem fracos, fossem entregues para ele e os corpos chegaram hoje. Eles ainda estão em coma, e em breve eles vão virar pó, mas o que acontece se eu injetar a Determinação de uma alma humana neles?

Se a alma deles resistirem após a morte, então a liberdade esta mais perto do o que a gente imagina.
Precisamos de um Receptáculo, algo que prenda as almas dos monstros. E quando a hora chegar, por que mesmo assim um monstro não pode absorver a alma de outro, Assim como um Humano não pode absorver a alma de outro Humano. Então o que acontece se a gente  fizer algo que não seja nem humano e nem um monstro?
Eu escolhi um candidato, eu ainda não contei para o rei Asgore, pois eu quero fazer uma surpresa para ele. No centro de seu jardim ha algo especial. É uma flor dourada que cresce muito mais que as outras. A flor é da superfície, e ela apareceu logo depois quando a rainha se foi.
Me Pergunto: "o que acontece quando algo que não tem alma ganha vontade de viver?"
As coisas estão indo bem. As cópias não viraram pó, saí eu não posso pegar as almas deles. Eu disse aos familiares que eu daria o pó deles de volta nos funerais. As pessoas perguntam o que esta acontecendo, mas o que eu vou fazer?
Os experimentos do Receptáculo falharam. Parece que não tem diferença daqueles casos controlados. Ah... Tanto faz, eles são chatos de se trabalhar mesmo. O Pó fica grudado em você e não sai por nada. Agora que o Mettaton Ficou famoso ele não fala mais comigo. só quando ele pergunta quando eu vou terminar seu corpo, mas estou com medo de finalizar o seu corpo e não precisar mais de mim, e aí a gente não vai ser mais amigo. Sem falar que eu canso muito quando eu trabalho nisso.
Nada parece estar acontecendo. Eu não sei o que vou fazer. Eu vou só continuar injetando os corpos com Determinação. Eu QUERO que isso funcione. Um dos corpos abriu os olhos.

Todos que caíram acordaram como se nada tivesse acontecido. É como se não houvesse nada de errado. Eu achei que eles iriam voltar como zumbis. Parece que a pesquisa chegou no final. Pelo menos a gente teve um final feliz. Eu vou enviar as almas de volta para o Asgore e eu chamei as famílias e disse que todos estavam vivos e que iria envia-los de volta amanhã.
Os monstros não podem segurar a determinação. Assim como os humanos conseguem segurar a com muita determinação, s corpos deles começam a se quebrar, eles começaram a se fundir e se misturar. A flor se foi...
As famílias me procuram perguntando quando todos vão voltar pra casa. O que eu posso dizer, eu já nem atendo mais as ligações. Asgore me deixou 5 mensagens. 4 dizendo que todo mundo está muito bravo, e outra dizendo que seu como de chá parece comigo. Obrigado Asgore. É... eu vou viver o resto de minha vida em um lixão. parece ser inevitavel."

Após muito explorar no laboratório encontramos um elevador, contudo ele esta sem força, então ao ligarmos a força somos cercados por alguns Almogamantes que, ao se aproximarem muito de nós, param sob comando de Alphys. Ela aparenta estar muito arrependida de manter esse segredo, mas com a amizade que ela enxerga na gente ela resolve que é hora de contar a verdade as pessoas.
Chegando no elevado, nós recebemos uma ligação de alguém que se diz nosso melhor amigo, e diz que em breve nos encontraremos. As portas se fecham e o elevados cai.

Chegando em solo firme somos direcionados para a sala o trono, onde encontramos ele. Asgore. após seguirmos ele até a barreira e prestes a começar a luta nós somos salvas pela ex esposa de Asgore, Aquela que era contra seus atos e que fugiu para as ruinas para tentar salvar os humanos que ali caíam.


(Toriel)

Nisso uma conversa se inicia, onde todos os seus amigos aparecem querendo saber o que estava acontecendo, contudo outro personagem esta de volta. Aquele que busca poder.

(Flowey)

Ele aprisiona seus amigos e diz que irá te matar, porém, quando ele esta para conseguir fazer isso, seus amigos começam a te ajudar te defendendo. Eles confiam em você. Você é o unico que pode Derrota-lo. Todos os seus amigos, Monster Kid, RG 01 e 02, Frogitt e muitos outros aparecem para te defender. porém é tarde demais. Floewy absorve a alma de todos ali e revela sua verdadeira forma.


(ASRIEL DREEMUR, O FILHO DO REI)

A Verdadeira Batalha Começa. O Destino de todos esta em suas mãos. Sua DETERMINAÇÃO irá decidir se o mundo sera "Zerado". Memórias, seus amigos... Tudo esta em suas mãos. Você morre, Mas você recusa-se a morrer. Sua determinação não o deixa morrer.
Apesar de tudo, aquele é apenas uma parcela de seu poder. Seu verdadeiro poder é revelado. Asriel é um Deus. Você não consegue se mover.
Você tenta se mover... Nada
Você tenta carregar seu Save... Nada
Mas você percebe que tem alguém que pode ser Salvo... Seus amigos ainda podem ser salvos. E você os salva. Suas almas percebem quem é o amigo. Suas memórias voltam.

 Porém você não tem mais ninguém para salvar... Você procura mas não acha, até que...

Asriel, Seu velho amigo pode ser salvo. então você o salva. ele não quer te perder. ele implora pela vitória, mas sua determinação não deixa que você morra. Ele sente medo, ele se sente sozinho. Ele sente sua falta. Frisk é o seu nome. O Melhor Amigo de Asriel. aquele a quém ele ajudou, cuidou e que no final das contas não queria se separar de você.

O quão longe você iria elos seus amigos? Quem são seus amigos de verdade, aqueles em quem você pode contar. Pode Confiar. 

Essa é uma das mensagens que Undertale nos trás. Você seria capaz de perdoar um amigo que cometeu Erros extremos, pelo simples fato de ter medo de que você se vá? Por medo de ficar sozinho? 

De Simples Gráficos a uma história profunda, Undertale é daqueles jogos memoráveis. Daqueles jogos que você sente falta de jogar após muito tempo distante. 

Espero que tenham gostado dessa review. Eu sou o CMalo, e até a próxima Review. Seu cuidem. e até a próxima Review.

Créditos da mensagem inicial e da tradução das notas da Alphys: Core do canal Core das Antigas.







Nenhum comentário:

Postar um comentário